10 vantagens de ter CNPJ para agência de marketing e formalizar seu negócio

10 motivos para abrir um CNPJ para agência de marketing

Nunca o mundo se falou tanto em marketing, especialmente com a transformação digital em curso. Nesse contexto, se você possui uma agência de marketing, é importante compreender a importância da formalização do seu negócio e das vantagens de ter um CNPJ.

De acordo com o relatório ADSpend, a publicidade digital atingiu cerca de R$ 30,2 bilhões no Brasil em investimento só no ano de 2021. Esse número expressivo reforça o momento favorável para as agências de marketing.

No entanto, para conseguir espaço no mercado, é preciso começar corretamente e formalizar a sua empresa. Não importa o tamanho do empreendimento, se você planeja empreender sozinho ou com sócios, ter um CNPJ é indispensável.

Por que o CNPJ para agência de marketing é indispensável?

Ao iniciar uma agência de marketing, a decisão de abrir um CNPJ pode ser um divisor de águas entre a informalidade e a profissionalização do negócio. 

Além de ser a comprovação legal de que a empresa existe, só com o CNPJ se torna possível emitir notas fiscais e contratar funcionários, por exemplo.

Esse registro não apenas atrai potenciais clientes, mas também estabelece uma base sólida para parcerias estratégicas com outras empresas ao longo do tempo.

Contudo, o fator mais importante de todos para se ter um CNPJ para agência de marketing é o cumprimento com as obrigações fiscais. As atividades da empresa devem ser tributadas corretamente e, para isso, ter o registro é indispensável na hora de fazer o enquadramento tributário do empreendimento.

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10 vantagens de uma agência de marketing ter um CNPJ

Indo além das obrigações fiscais e tributárias, é fundamental ressaltar que as vantagens de um CNPJ para as agências de marketing superam qualquer barreira em processos burocráticos.

A seguir, confira alguns dos principais motivos para formalizar o seu negócio neste segmento.

1- Maior possibilidade de expansão

Entre as principais razões de uma agência ter o CNPJ é a possibilidade de expandir o negócio em escala e mais rápido. Isso acontece porque, atuando de maneira informal, o negócio tem limitações que o impedem de crescer.

Um exemplo disso são os profissionais liberais que, por não terem o registro, não podem emitir notas fiscais – algo exigido por empresas para validar a prestação do serviço ou comercialização de um produto.

Entretanto, ao se formalizar perante a Receita Federal, a agência estabelece a estrutura e credibilidade necessárias para crescer de forma sustentável e legal.

2- Poder pagar menos impostos

Outra vantagem de ter um CNPJ para agência de marketing está relacionada à possibilidade de pagar menos impostos. 

Ao obter o registro, a agência de marketing tem a oportunidade de optar por regimes tributários mais vantajosos, como o Simples Nacional, o Lucro Presumido ou o Lucro Real.

Cada um desses enquadramentos possui suas particularidades e alíquotas específicas, possibilitando à empresa escolher aquele que melhor se adapta ao seu faturamento e atividade, visando a uma menor tributação.

A escolha da forma jurídica e do regime tributário adequados, sobretudo, impacta diretamente a carga tributária da empresa, permitindo uma economia financeira considerável.

3- Facilidade na compra de insumos

Por meio do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, a empresa tem acesso a uma série de benefícios e facilidades para a aquisição de materiais e serviços necessários às suas atividades.

Dessa forma, com um CNPJ regularizado, a agência de marketing pode estabelecer parcerias comerciais com fornecedores e empresas especializadas, além de usufruir de condições comerciais mais vantajosas, como:

  • descontos por volume de compras;
  • prazos estendidos;
  • exclusividade em determinados produtos ou serviços.

4- Benefícios fiscais

Poucos profissionais sabem, mas existem diversos benefícios fiscais disponíveis para empresas regularizadas. Essa é uma vantagem exclusiva para quem tem CNPJ, e as agências de marketing não ficam de fora.

Um deles, por exemplo, é a possibilidade de deduzir despesas operacionais e investimentos no Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). 

Outro benefício fiscal importante é a participação em programas de incentivo governamentais, como a Lei do Bem (Lei n. 11.196/2005), e outros específicos para o setor de tecnologia e inovação.

Essas iniciativas oferecem vantagens como redução de impostos e créditos tributários para empresas que investem em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

5- Possibilidade de fechar mais parcerias

Com a formalização da empresa como pessoa jurídica, abre-se um leque de oportunidades para estabelecer colaborações com outras empresas e profissionais do mercado.

A agência de marketing com CNPJ transmite credibilidade e profissionalismo aos potenciais parceiros, que se sentem mais seguros em firmar acordos comerciais com uma empresa legalmente constituída. 

Isso demonstra comprometimento e seriedade, os quais são fatores essenciais para fechar mais negócios no mercado.

6- Facilidade na abertura de conta bancária

A facilidade na abertura de contas bancárias para empresas está entre as vantagens de ter CNPJ, pois o processo torna-se mais simples e ágil.

Com um registro ativo, a agência de marketing demonstra sua legalidade e regularidade perante os órgãos competentes. Assim, ela transmite confiança aos bancos na hora de estabelecer uma relação comercial.

Isso acontece porque as empresas com CNPJ são vistas como clientes mais estáveis e com potencial para movimentar maiores volumes financeiros. 

7- Acesso a crédito facilitado

Junto com a vantagem de abrir uma conta empresarial com menos burocracia, também podemos destacar o acesso a crédito facilitado.

Sendo pessoa jurídica, a agência de marketing aumenta suas chances de obter empréstimos e financiamentos no mercado financeiro.

Além disso, ela tem a possibilidade de acessar linhas de crédito específicas para pessoas jurídicas, com condições mais vantajosas em termos de taxas de juros, prazos e valores disponíveis.

Essa facilidade pode ser fundamental para investir em expansão, inovação, marketing ou qualquer outra área estratégica do negócio.

8- Maior credibilidade no mercado

Com um mercado cada dia mais competitivo, a credibilidade é um fator crucial para se destacar diante da concorrência. Isso significa que ter um CNPJ para agência de marketing é o primeiro passo para se sobressair em meio à grande parcela que ainda atua na informalidade.

Estando devidamente registrada, a empresa passa mais credibilidade para clientes, possíveis parceiros e investidores.

9- Contratar funcionários

Em muitas situações, empresas de marketing necessitam contratar funcionários para delegar tarefas, sejam especializadas ou não. Sabendo disso, é relevante considerar que uma das vantagens de ter CNPJ é a possibilidade de fazer esse tipo de contratação.

Somente com esse registro, a agência adquire a capacidade legal de estabelecer vínculos empregatícios e contratar colaboradores de forma regular e segura.

Dessa forma, o CNPJ não apenas viabiliza a contratação de funcionários dentro dos parâmetros legais, mas também fortalece a imagem da empresa como empregadora responsável.

10- Segurança patrimonial

Sem dúvidas, a segurança patrimonial é uma vantagem de ter o CNPJ, uma vez que o empresário pode ter maior controle sobre o seu patrimônio.

Com o registro, é possível abrir uma conta empresarial, onde ele poderá separar tudo o que é da empresa de seu patrimônio pessoal.

Embora pareça uma atitude banal, empresas que fazem essa divisão – especialmente as pequenas – têm uma melhora incomparável na administração de recursos financeiros.

Afinal, ao misturar as despesas, é comum não ter clareza sobre os gastos e ganhos, impactando negativamente a saúde financeira da empresa.

Porém, a vantagem de ter um CNPJ para a sua agência gera mais segurança patrimonial, tanto para a pessoa física quanto para a jurídica.

Quais os tipos de CNPJ para agência de marketing?

Até aqui, você conheceu as vantagens de a agência de marketing ter um CNPJ. Mas, você sabe quais são os principais tipos de cadastro para essa categoria? 

De antemão, saiba que a agência de marketing não pode ser MEI. Isso acontece porque a atividade econômica desse tipo de empresa não está listada no rol de atividades permitidas.

Por outro lado, existem outros tipos de CNPJ que podem ser considerados de acordo com o porte da empresa, a natureza jurídica e os objetivos do negócio.

Microempresa (ME)

O CNPJ de Microempresa é uma opção vantajosa para abrir uma agência de marketing, principalmente para pequenos empreendedores. 

A ME é aquela que possui um faturamento bruto anual de até R$ 360 mil, conforme previsto na legislação brasileira.

Além disso, esse modelo de empresa possui um regime tributário simplificado, que é o Simples Nacional, que unifica o recolhimento de vários impostos em uma única guia, tornando mais fácil o recolhimento de tributos.

Abrir um CNPJ para agência de marketing como Microempresa pode ser a melhor alternativa para empreendimentos com pouco capital e que pretendem operar com até 10 pessoas.

Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

Para quem pretende abrir uma agência de marketing sem sócios, a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) é uma natureza jurídica que viabiliza isso sem dificuldades.

O limite de faturamento é de R$ 4,5 milhões por ano e não há restrições para o tipo de atividade a ser exercida (ao contrário do que ocorre no MEI). 

Em contrapartida, uma característica comum a todas as empresas na Sociedade Limitada Unipessoal diz respeito ao nome que a empresa deve levar. Sem exceção, a razão social na SLU deve ter o nome civil do proprietário.

Sociedade Empresária Limitada

A Sociedade Empresária Limitada é um tipo de natureza que permite a participação de sócios. Isto é, a empresa pode ter outras pessoas físicas ou jurídicas na constituição. 


Essa participação, por sua vez, é realizada a partir da divisão de cotas. Assim, cada sócio tem uma parte na empresa que é contabilizada por sua quantidade de cotas. 

Outro ponto positivo para esse tipo de CNPJ é a proteção patrimonial. Nele, todo o patrimônio pessoal do empresário é separado do patrimônio da empresa. Isso quer dizer que, em caso de problemas financeiros envolvendo a empresa, o patrimônio pessoal não será comprometido para cumprir dívidas ou investimentos.

O papel da contabilidade na formalização do seu negócio digital

Formalizar um negócio vai muito além de obter um CNPJ. Acima de tudo, para que de fato a sua agência de marketing possa contemplar todas as vantagens de estar formalizada, é preciso cumprir uma série de burocracias que apenas um contador experiente em abertura de empresa tem conhecimento.

Nessa perspectiva, é importante considerar que o papel da contabilidade na formalização do seu negócio é crucial desde o início.

A partir de uma análise minuciosa do seu plano de negócios e das particularidades, o contador pode auxiliar em todo o processo de abertura de empresa até as atividades do dia a dia, incluindo as obrigações fiscais.

Por estar continuamente se atualizando com relação à legislação, esse profissional pode ser um de seus maiores aliados na construção de um negócio de sucesso devidamente legal.

Além do mais, ao contar com um escritório de contabilidade para agência de marketing, é possível ter a chance de reduzir a carga tributária e usufruir de benefícios específicos ao setor.

Isso porque o contador saberá dizer o regime tributário mais vantajoso para pagar impostos, bem como boas práticas para aproveitar vantagens fiscais.

Conte com a R2 Negócios Digitais 

Agora que você conhece as vantagens de ter um CNPJ para agência de marketing e sabe por que se formalizar é tão importante para o seu negócio, é hora de agir!

Fale hoje mesmo com o escritório de contabilidade R2 Negócios Digitais e descubra soluções personalizadas para tornar a sua empresa mais profissional através da formalização.

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