Agência de lançamento: veja como organizar o financeiro e ter uma escalabilidade segura

Chegou a hora de organizar suas finanças e ter uma escalabilidade segura para sua agência de lançamento

Com o mercado tecnológico em expansão, as agências de lançamento vêm tendo um papel estratégico, afinal, são elas que planejam, executam e otimizam a divulgação de produtos digitais.

Porém, mesmo com alto potencial de lucro, muitas delas acabam enfrentando desafios consideráveis na sua organização financeira, podendo comprometer sua escalabilidade e sustentabilidade no longo prazo.

Por isso, um controle financeiro estruturado e uma estratégia clara para crescer de forma segura são pontos essenciais para o sucesso de uma agência de lançamento.

Com este conteúdo, será possível entender como organizar as finanças do seu negócio sem comprometer a saúde financeira da operação. Tenha uma excelente leitura!

Agência de lançamento

A agência de lançamento é uma empresa especializada em criar, planejar e executar estratégias de venda para infoprodutos, que podem ser cursos, materiais, e-books e eventos online, por exemplo.

Sua atuação ocorre em parceria com especialistas em determinado tema, com o objetivo de estruturar e escalar os produtos digitais no mercado. 

Essas campanhas, também chamadas de lançamentos, envolvem inúmeras estratégias de marketing digital: funil de vendas, e-mail marketing, páginas de venda, gestão de tráfego pago e produção de conteúdo.

Em meio aos modelos de lançamento, destacam-se os mais comuns:

  • lançamento semente: utilizado para validar produtos digitais e gerar as primeiras vendas, mesmo antes da criação completa;
  • lançamento interno: estratégia de venda muito comum no mercado de infoprodutos, com objetivo de realizar inscrições para um produto digital durante um curto período, sempre com base em conteúdo prévio de valor;
  • lançamento externo: modelo de parceria no qual um especialista em determinado assunto (expert) se une à agência de lançamento, para ser responsável por toda a estrutura do lançamento;
  • lançamento de reabertura de caminhos: indicado para reconquistar contatos com leads que já tiveram algum tipo de envolvimento com a marca, mas não compraram, testando um novo formato de abordagem que leve à conclusão da compra;
  • lançamento meteórico: rápido, intenso e com forte apelo emocional, visa a gerar um grande volume de vendas em pouco tempo;
  • lançamento perpétuo: modelo de venda automatizado e contínuo, que mantém o produto digital sempre disponível para compra;
  • webinários e desafios: poderosas estratégias de marketing, os webinários são eventos online, ao vivo ou gravados, focados em ensinar algo específico e, ao final, fazer uma oferta de produto ou serviço. Já os desafios são eventos gratuitos realizados em poucos dias, com tarefas diárias e acompanhamentos para atingir um objetivo específico.

Conheça os desafios financeiros de uma agência de lançamento

Mesmo com muitas oportunidades, gerir uma agência de lançamento financeiramente é um processo complexo. Isso porque os lançamentos costumam ser eventos intensivos, com altos custos e grandes variações de receita. Entre os desafios, alguns se destacam. Saiba mais a seguir.

Receita sazonal e imprevisível

Os lucros presentes em um lançamento podem ser expressivos, mas são sazonais. Isso quer dizer que não há lançamentos em todos os meses, e essa dependência de eventos pode causar imprevisibilidade no caixa.

Custos antecipados e elevados

Mesmo com uma receita, a agência deve investir em anúncios, considerando que os investimentos em publicidade cresceram 12,17% somente no ano de 2024 e chegaram a R$ 26,3 bilhões, de acordo com a pesquisa do Cenp-Meios. Além disso, ferramentas, equipes, freelancers, tráfego pago e estruturas para automação também devem ser considerados.

Distribuição dos lucros

Se uma agência atua como coprodutora, seus lucros devem ser divididos com o infoprodutor. Na maioria das vezes, essa divisão gera conflitos, principalmente se não houver um acordo prévio e bem-estruturado.

Junção de finanças pessoais e empresariais

É comum que pequenas agências misturem as finanças pessoais com as da empresa, impedindo uma gestão clara e profissional dos negócios.

Escalar sem ter estrutura

Algumas agências tentam escalar com base em lançamentos de sucesso, antes mesmo de ter um modelo aplicável e um setor financeiro organizado. Consequentemente, essa atitude pode gerar exaustão e prejuízos.

Saiba como definir a precificação correta de seus serviços

Muitas agências podem errar ao cobrar um valor fixo baixo ou, ainda, aceitar comissões sem projeção financeira. Para evitar esses tipos de complicação, siga estas dicas:

  • calcule o custo do serviço somando as horas da equipe, as ferramentas utilizadas, o investimento em mídia e as despesas indiretas (energia e internet, por exemplo);
  • tenha uma margem de lucro capaz de cobrir os riscos da operação. Os lançamentos envolvem variáveis externas que nem sempre estarão sob controle da agência;
  • estabeleça diferentes formas de contrato, avaliando cada modelo de acordo com a previsibilidade e a segurança financeira que cada um proporciona.

Cresça sem perder o controle, com escalabilidade segura

Escalar de forma segura é o mesmo que aumentar o faturamento sem comprometer a estrutura, a equipe, a qualidade do serviço e o caixa. Confira a seguir como isso pode ser feito.

Crie um modelo aplicável

Antes de crescer, tenha a certeza de que o seu processo será válido. Para isso, inclua:

  • funis já testados;
  • time treinado;
  • playbook de lançamentos;
  • templates de campanhas e páginas.

Tenha uma equipe enxuta, porém, funcional

Procure contratar por demanda ou aposte em freelancers nos primeiros projetos. Com o aumento das demandas, invista em talentos-chave, como gestor de tráfego, designer e estrategista. 

Foque a automatização dos processos

Sempre utilize ferramentas capazes de automatizar o envio de e-mails, a integração entre plataformas, a geração de relatórios, a gestão de leads e o CRM. Isso pode ajudar a reduzir erros, economizar tempo e aumentar a produtividade.

Tenha indicadores financeiros

É de suma importância acompanhar os principais KPIs financeiros, a fim de saber como e quando escalar. Os principais são:

  • Retorno sobre o Investimento (ROI) por lançamento;
  • Custo de Aquisição de Cliente (CAC);
  • Valor do Cliente no Tempo (LTV);
  • ticket médio;
  • margem de contribuição;
  • pontos de equilíbrio.

Conte com um fundo de reserva estratégico

Uma escalabilidade segura só é possível quando há capital de giro suficiente. Por isso, reserve parte dos lucros para criar um fundo que financie novos lançamentos e sustente a operação durante períodos de baixa.

Escalar de maneira previsível: pense em produtos perpétuos e sua recorrência

Apostar somente em lançamentos pode ser um processo estressante e instável. Para garantir a previsibilidade da receita e evitar percalços, algumas ações são necessárias.

Incluir produtos perpétuos no portfólio

Um funil perpétuo é uma das estratégias mais utilizadas na hora de escalar produtos digitais de maneira automática. Ele funciona 24 horas por dia, sete dias da semana. Quando bem estruturado, pode gerar inúmeras vendas diárias, sem depender dos lançamentos ao vivo. Esse processo pode equilibrar o fluxo de caixa, permitindo investimentos contínuos.

Criar opções recorrentes de serviços

É importante oferecer pacotes mensais de consultoria, gestão de tráfego ou acompanhamento de funil, por exemplo, sempre com foco em gerar receita contínua e, assim, melhorar o relacionamento com clientes.

Atuar com múltiplos experts

O modelo de negócio com múltiplos experts é muito comum nas agências de lançamentos, com vários especialistas atuando em paralelo, cada um com o próprio produto digital. Eles criam, lançam e escalam produtos digitais dos mais variados nichos e com parcerias simultâneas.

Trabalhar com múltiplos experts pode proporcionar vantagens como:

  • diversificação de receitas: vários lançamentos e faturamentos constantes;
  • menos riscos financeiros: caso um expert não tenha bom desempenho, os demais podem compensar;
  • autoridade ampliada: sua agência pode se associar às grandes marcas do mercado.

Organizar o financeiro de uma agência de lançamento vai além de uma boa prática de organização – é essencial para garantir lucratividade, longevidade e escalabilidade sustentável.

Com estruturação correta das finanças, fica mais fácil definir contratos estratégicos, acompanhar indicadores e pensar em modelos híbridos de receita, fazendo com que sua agência esteja preparada para crescer com segurança, entregar resultados previsíveis e conquistar espaço no mercado digital.
Não basta lançar, é fundamental gerir bem. Acesse mais conteúdos como este no nosso blog. Caso precise de auxílio de experts em agências de lançamento, clique aqui e fale conosco agora mesmo!

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