Não é de agora que as redes sociais deixaram de ser apenas um espaço para manter o contato com familiares e amigos. Ao longo do tempo, os perfis de redes sociais tomaram uma forma mais profissional, onde criadores, marcas e empresas as utilizam para atrair seguidores e clientes.
Nesse contexto, também não demorou para surgir o social media – profissional responsável pela gestão de redes sociais. E para se estabelecer como um trabalhador sério e dentro da lei, a contabilidade fornece um papel crucial.
Isso porque ser social media envolve uma série de aspectos que vão muito além da administração de conteúdos nas redes sociais; é preciso atentar-se às obrigações com o fisco. Afinal, sua atuação também funciona como um tipo de negócio.
Ao contar com uma contabilidade para social media especializada, você pode ficar despreocupado em ter que lidar com as questões burocráticas da carreira. A seguir, confira como este serviço funciona.
O que você vai aprender nesse conteúdo:
ToggleEntendendo a contabilidade para social media
O serviço de contabilidade para social media é uma especialização contábil focada em atender às necessidades financeiras e fiscais de profissionais e empresas que atuam com redes sociais.
Nesse sentido, é importante lembrar que, com o crescimento exponencial do marketing digital, muitos influenciadores, agências e freelancers enfrentam o desafio de lidar com as próprias finanças.
Assim, surge a contabilidade para social media. Ela vai além da simples gestão de contas, envolvendo o planejamento financeiro, a análise de desempenho e o compliance tributário. Ou seja, o auxílio contábil é vital para que este profissional das redes tenha controle das suas finanças e obrigações tributárias sem estresse.
De modo geral, este serviço atua na gestão de receitas provenientes de campanhas publicitárias, parcerias e vendas de produtos ou serviços. Além disso, abrange a emissão de notas fiscais, o controle de despesas e a preparação da declaração de impostos, entre outras questões burocráticas e estratégicas do negócio.
Ser social media pessoa física ou jurídica?
Ao decidir formalizar sua atuação, o social media cai em um dilema: ser pessoa física (PF) ou pessoa jurídica (PJ)? O que muitos não sabem é que optar pela segunda opção apresenta diversas vantagens que podem facilitar e potencializar o seu trabalho.
E o primeiro motivo para isso é justamente a capacidade de oferecer os próprios serviços. Isso se deve ao fato de que, para prestar seus trabalhos de forma legal às empresas e personalidades, o social media precisa ter um CNPJ.
Com o Cadastro, o profissional consegue emitir notas fiscais comprovando a prestação do serviço, exigidas não apenas por empresas sérias, como também pela Receita Federal, aumentando suas oportunidades de negócio e sua credibilidade no mercado.
Ao se apresentar como uma empresa, ele transmite a imagem de um prestador de serviços sério, o que pode abrir portas para parcerias mais lucrativas e duradouras.
Porém, uma das grandes vantagens de ser social media PJ é a possibilidade de optar por regimes tributários mais vantajosos, como o Simples Nacional. Ele simplifica o pagamento de impostos e ainda pode resultar em uma carga tributária menor em comparação ao que seria pago como PF.
Logo, ser pessoa jurídica traz uma série de benefícios que vão além da simples formalização do trabalho como social media.
Com maior credibilidade, vantagens fiscais e proteção patrimonial, essa escolha permite que o profissional se concentre no crescimento do negócio – principalmente quando pode contar com uma contabilidade especializada.
Contabilidade para social media: quanto paga de imposto?
Primeiramente, é importante considerar que o valor que um social media paga de imposto depende de diferentes questões, como a escolha do regime tributário e margem de faturamento do negócio digital.
Além disso, o profissional deve se atentar à CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) correta ao formalizar o seu serviço. A princípio, a CNAE para social media é a 6319-4/00. Esse código contempla os seguintes serviços:
- operação de portais da internet que atualizam periodicamente seu conteúdo, por exemplo, os dos meios de comunicação;
- operação de páginas de internet (websites) ou de ferramentas de busca (search engine) para gerar e manter grandes bases de dados de endereços e conteúdos de internet;
- páginas de entretenimento (jogos) na internet, exceto jogos de azar;
- páginas de publicidade na internet;
- atividades para certificação digital;
- acesso a programas na internet;
- serviços de e-mail;
- serviços de disponibilização de música através da internet.
Assim, ao buscar por uma contabilidade para especializada para abrir um CNPJ, o social media terá este código associado à empresa. A partir disso, os impostos pertinentes à empresa serão atribuídos a essa CNAE.
Ademais, um dos três regimes tributários existentes no Brasil deverá ser escolhido para o profissional poder cumprir suas obrigações tributárias, sendo eles:
Simples Nacional
A contabilidade para social media poderá indicar o Simples Nacional como o principal regime para recolher os tributos.
Isso porque os prestadores de serviço podem ser enquadrados no Anexo III do Simples Nacional, no qual as alíquotas começam em 6% com base na tabela abaixo:
Faixa | Receita em 12 meses | Alíquota | Valor a deduzir |
1ª | Até R$ 180.000 | 6,00% | – |
2ª | De R$ 180.000,01 a R$ 360.000,00 | 11,20% | R$ 9.360,00 |
3ª | De R$ 360.000,01 a R$ 720.000,00 | 13,20% | R$ 17.640,00 |
4ª | De R$ 720.000,01 a R$ 1.800.000,00 | 16,00% | R$ 35.640,00 |
5ª | De R$ 1.800.000,01 a R$ 3.600.000,00 | 21,00% | R$ 125.640,00 |
6ª | De R$ 3.600.000,01 a R$ 4.800.000,00 | 33,00% | R$ 648.000,00 |
Lucro Presumido
O Lucro Presumido é um modelo para aqueles que possuem faturamento anual de até R$ 78 milhões. Neste regime, o fisco tributa com base em uma presunção desse faturamento.
A contabilidade pode indicá-lo como melhor alternativa quando, embora o negócio como social media não seja de grande porte, o profissional não cumpra os requisitos do Simples Nacional.
Nesta opção, o social media pode ter um desconto de 13,33% a 16,33% como alíquota de seu faturamento anual, variando conforme a cidade-sede da empresa.
Lucro Real
A terceira e não tão comum opção de regime tributário para abrir empresa é o Lucro Real. Por ser um regime mais idealizado para grandes empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões, o Lucro Real é vantajoso para negócios mais complexos como social media.
Para apurar o faturamento do empreendedor e tributar os impostos, a Receita Federal considera o lucro líquido que a empresa obtém. Deste modo, as alíquotas sobre os principais impostos seguem fixos, como:
- IRPJ: 15% + 10% de adicional de IR para lucro trimestral superior a R$ 60 mil;
- PIS: 1,65%;
- CSLL: 9%;
- Cofins: 7,6%.
Diante disso, para as empresas que possuem maiores receitas, o Lucro Real se torna uma solução viável.
De todo modo, é crucial buscar o apoio de um escritório de contabilidade especializado em social media. Apenas com uma avaliação apurada das necessidades e caraterísticas da empresa, é possível ter uma resposta precisa sobre o melhor regime tributário para enquadramento.
Além do mais, o contador colabora para prevenir e identificar situações de bitributação no pagamento de impostos.
Social media pode ser MEI?
Social media não pode ser MEI (Microempreendedor Individual), visto que esse profissional exerce uma ocupação de gerenciamento das redes de uma empresa, marca ou personalidade.
Nesse sentido, entre as ocupações permitidas para ser MEI, a do social media não é uma delas. A propósito, vale lembrar ainda que, para ser Microempreendedor Individual, o profissional deve respeitar o limite de faturamento anual de R$ 81 mil.
Assim, mesmo se fosse possível atuar MEI, o social media teria uma limitação considerável de seu faturamento, dada a valorização deste profissional no mercado nos últimos anos.
Veja também: Por que ter contadores para influenciadores digitais?
Por que contratar uma contabilidade para social media: benefícios
A contabilidade desempenha um papel fundamental para profissionais de social media, afinal, ela oferece uma base sólida no crescimento do negócio.
Ao ter o auxílio de uma contabilidade eficiente, o empreendedor pode ter um controle preciso das suas receitas e despesas, além de ter mais tranquilidade ao lidar com suas obrigações fiscais e tributárias.
Ademais, a contabilidade para social media ajuda a elaborar um planejamento financeiro e tributário. Deste modo, o contador colabora para realizar orçamentos, prever gastos e identificar áreas onde se pode economizar ou investir mais.
É válido destacar ainda que a contabilidade em dia é crucial para evitar problemas com a Receita Federal. Por estar atualizado com as leis fiscais e conhecer profundamente os deveres que todo empreendedor deve cumprir, o contador consegue evitar multas e penalidades que podem prejudicar o negócio.
Outro ponto relevante é a possibilidade de analisar a situação real das empresas com mais precisão. Isso porque o escritório de contabilidade orienta e elabora relatórios financeiros regulares, os quais reúnem dados e informações valiosas para o social media.
Esses relatórios incluem informações sobre faturamento, margem de lucro e fluxo de caixa, permitindo que o empreendedor identifique quais estratégias estão funcionando e quais precisam ser ajustadas.
Diante de todos esses fatores, a contabilidade é uma aliada indispensável.
Quais cuidados o social media deve ter para atuar legalmente?
Abrir uma empresa como social media pode ser uma ótima oportunidade, mas é fundamental tomar alguns cuidados antes de dar esse passo. Pensar no tipo de serviço que você quer oferecer, por exemplo, é fundamental.
Aliás, ter um nicho definido antes de começar a atuar ajuda a direcionar suas estratégias e a atrair o público certo. De outro modo, é fundamental também pesquisar sobre a concorrência e as tendências do mercado.
Entender quem são seus concorrentes e como eles atuam é crucial para se inspirar em oportunidades e diferenciais.
E, talvez, o mais importante antes de abrir as portas: faça um planejamento financeiro detalhado. Nesta tarefa, calcule os custos iniciais (como registro da empresa, equipamentos e ferramentas) e estime sua receita mensal. Isso será útil para se ter uma visão do que esperar nos primeiros meses.
Inclusive, o contador para social media também presta todo o auxílio técnico necessário nessa questão.
Para completar, solicite a orientação estratégica de um contador para elaborar os contratos que definam as responsabilidades das partes, prazos e valores para trabalhar com clientes.
Como se regularizar como social media?
Se você está buscando se regularizar como social media no Brasil, a contabilidade para especializada pode ajudar.
Contudo, é fundamental ter em mente que o processo de regularização pode envolver várias etapas a depender da situação atual do profissional.
Entre elas, certamente a primeira é a definição de uma categoria jurídica, ou seja, o tipo de CNPJ. Neste ponto, as opções mais comuns são Empresário Individual e Sociedade Limitada.
E, dependendo da sua localidade, também poderá ser necessário obter na prefeitura um alvará de funcionamento. Por isso, verifique as exigências locais para garantir que você esteja dentro da legalidade.
Para o registro fiscal da prestação de serviços, o profissional deverá emitir notas fiscais para os clientes e, inclusive, comprovar a regularidade de sua atividade ao fisco.
Por último, mas não menos importante, crie perfis profissionais nas redes sociais para utilizar como canal de trabalho. Isso não apenas ajuda na divulgação dos seus serviços, mas também dá credibilidade ao seu negócio.
Contabilidade para social media: solução digital especializada
A R2 Contabilidade – Negócios é a parceira ideal para empreendedores e profissionais independentes que atuam no ramo digital. Com profissionais experientes em contabilidade para social media, aqui você encontra um serviço capacitado para receber uma assessoria personalizada.
Na R2, o maior diferencial que torna o serviço de contabilidade para social media tão único é justamente a estrutura digital que facilita a rotina contábil do cliente.
Entre os principais serviços, destacam-se as seguintes áreas:
- assessoria contábil e fiscal;
- planejamento financeiro;
- abertura de empresas;
- assessoria trabalhista e folha de pagamento.
Além disso, todo o atendimento é voltado para entregar soluções específicas a cada negócio. Assim, você não precisa se preocupar com serviços genéricos que não atendem aos seus objetivos ou às suas reais necessidades.
Descubra a contabilidade para social media na R2 Contabilidade – Negócios. Entre em contato!