Revolução na transparência e segurança financeira com o blockchain na contabilidade

Entenda o que é blockchain e como ele atua na segurança financeira

A contabilidade é o elemento vital de qualquer organização, sendo a responsável, entre outras funções, por garantir a veracidade das informações financeiras e permitir uma tomada de decisão com base em dados que sejam confiáveis e precisos.

Porém, à medida que as operações ficam mais complexas e aumenta-se o risco de fraudes, é preciso investir em tecnologias que assegurem a precisão dos registros e a sua transparência de maneira urgente. Nesse contexto, existe o blockchain, uma das maiores inovações tecnológicas, capaz de proporcionar uma revolução no setor contábil.

Mas como ele funciona? Quais são os seus impactos na segurança e gestão financeira? Ao longo deste conteúdo, vamos responder a essas questões e apresentar como essa tecnologia pode contribuir para um sistema financeiro ainda mais seguro, eficiente e transparente. Boa leitura!

O que é blockchain?

Blockchain (ou cadeia de blocos, como também é conhecido) é uma tecnologia de registro de dados distribuído, cujo objetivo é permitir um armazenamento de informações de forma descentralizada e segura.

Diferentemente dos bancos de dados tradicionais, essa tecnologia registra todas as transações em blocos que são conectados de forma cronológica, formando uma cadeia criptografada. Cada bloco conta com:

  • conjunto de transações;
  • carimbo de tempo (timestamp);
  • assinatura digital do bloco anterior.

Assim, uma vez que a informação é inserida nessa cadeia, o dado não pode ser alterado sem o consenso da rede, o que garante a integridade e a rastreabilidade das informações.

A tecnologia é tão importante para as empresas que a aplicação do blockchain já está presente em 19% das grandes empresas de logística no Brasil, e a tendência é que faça parte de ao menos 42% dessas organizações nos próximos anos.

Blockchain na contabilidade e a sua aproximação natural

A contabilidade sempre seguiu uma linha de princípios, o que inclui confiabilidade, integridade e auditabilidade. E o blockchain oferece esses mesmos elementos, mas de maneira tecnológica.

Com isso, ele garante que as informações financeiras não sejam mais alteradas após o seu lançamento. Essa estratégia é capaz de reduzir consideravelmente o risco de fraudes e erros contábeis.

Cada transação registrada no blockchain pode ser auditada por qualquer membro, desde que se tenha autorização para isso. Vale salientar que a automatização de processos contábeis e os registros em tempo real possibilitam que a contabilidade tenha menor custo operacional, menor dependência de controles manuais e mais agilidade.

Conheça as aplicações do blockchain na contabilidade

Como pudemos ver até aqui, o blockchain pode ser utilizado nas mais variadas frentes da contabilidade, promovendo uma revolução positiva quando comparado aos métodos tradicionais.

Desse modo, destacam-se como principais aplicações do blockchain na contabilidade:

Lançamentos automatizados

O registro dos eventos contábeis (entradas e saídas, por exemplo) pode ser automatizado por contratos inteligentes, os quais executam lançamentos com base em registros em sistema, mandando as informações automaticamente para o lançamento contábil.

Conciliação bancária em tempo real

Devido à integração com bancos e sistemas de pagamento, é possível unir as informações em tempo real, eliminando possíveis divergências e reduzindo o tempo que seria gasto com as validações manuais dos registros financeiros.

Auditoria

As auditorias são realizadas periodicamente e com base em amostragens. Mas, no blockchain, elas podem ser realizadas de maneira contínua e em tempo real, viabilizando ações preventivas.

Rastreabilidade dos ativos e passivos

O blockchain permite um rastreamento completo de diversos dados, desde dados de estoques, imóveis, equipamentos, empréstimos a obrigações fiscais, garantindo um maior e mais organizado controle do patrimônio.

Conformidade com o fisco

O fisco consegue receber informações de forma automática, com rastreabilidade e validade jurídica. Esse processo tem a capacidade de reduzir risco de autuações e facilitar o cumprimento das obrigações acessórias.

9 benefícios de contar com o blockchain na contabilidade

Investir no blockchain na contabilidade proporciona uma série de benefícios estratégicos e operacionais, modificando a forma como os registros contábeis são armazenados e auditados. Veja a seguir os principais:

1. Aumento da confiabilidade

As empresas que implementam o blockchain em seus processos contábeis conseguem transmitir maior confiança para o mercado, clientes e investidores, demonstrando o compromisso com a transparência e a integridade das informações.

2. Menos riscos de fraudes

Com todos os registros auditáveis e invioláveis, as fraudes contábeis se tornam mais difíceis de serem realizadas sem deixar rastro. Assim, pode-se proteger a empresa e os seus gestores de problemas legais que podem prejudicar a organização.

3. Eficiência operacional e redução dos custos

Eliminando a necessidade de conferências manuais e retrabalhos, o blockchain é capaz de reduzir os custos operacionais, permitindo que os profissionais contábeis foquem atividades analíticas e estratégicas.

4. Melhorias na governança corporativa

A transparência presente no blockchain pode fortalecer os mecanismos de governança e controlar a parte interna, permitindo uma gestão mais ética, responsável e orientada dos dados.

5. Integração contábil global

Para empresas com atuação internacional, a tecnologia proporciona soluções capazes de padronizar os registros contábeis nas mais diferentes jurisdições e moedas, podendo facilitar a consolidação contábil global. Isso possibilita, por exemplo, a redução dos erros em conversões cambiais e facilidade na consolidação de demonstrações financeiras multinacionais.

6. Diminuição dos custos operacionais

Ao reduzir o tempo gasto com verificações e auditorias manuais, o blockchain promove um processo contábil que seja mais eficiente, diminuindo os custos com auditorias e reconciliações, otimizando a equipe contábil e reduzindo o retrabalho.

7. Melhor tomada de decisão

Com os dados contábeis atualizados e longe de fraudes, as empresas conseguem tomar decisões financeiras ainda mais assertivas e sempre com base em informações consistentes.

8. Maior controle tributário e fiscal

O blockchain pode facilitar o cruzamento de informações com órgãos especiais, como a Receita Federal, melhorando o controle fiscal da empresa e minimizando os riscos tributários com maior transparência durante a apuração dos impostos.

9. Integração com outras tecnologias

Plataformas de big data e Inteligência Artificial (IA) podem ser integradas ao sistema do blockchain, criando um ecossistema contábil automatizado e inteligente, pronto para prevenir erros contábeis em tempo real.

Tecnologia: seus desafios e limitações

Apesar de o blockchain ter um enorme potencial para melhorar a contabilidade, adotá-lo pode contar com alguns desafios, por exemplo:

  • Barreiras técnicas e custo: a implementação de soluções tecnológicas demandam conhecimento técnico especializado e uma integração com os sistemas, podendo gerar um custo inicial elevado.
  • Ausência de regulamentações específicas: a legislação fiscal e contábil vem se adaptando com a nova realidade, assim, muitas normas ainda não preveem o uso de blockchain, podendo causar incertezas jurídicas e resistência de alguns órgãos fiscalizadores.
  • Questões de escalabilidade: alguns blockchains ainda enfrentam problemas de escalabilidade e custo pós-transações. Assim, para aplicações empresariais, pode ser necessário o uso de tecnologias híbridas ou privadas.
  • Privacidade de dados: é de suma importância garantir a privacidade dos dados sensíveis, fazendo com que o blockchain e a criptografia avançada auxiliem na hora de conter riscos como esse.

Blockchain e seu futuro na contabilidade

Conforme a tecnologia vem se popularizando, espera-se, cada vez mais, que os sistemas contábeis se integrem ao blockchain, que se tenha maior automatização dos registros contábeis em conjunto com a IA e que os profissionais contábeis passem a assumir uma função mais estratégica, focando a análise de dados e o suporte à decisão.

Mas lembre-se de que o blockchain não poderá substituir os contadores, mas transformar de maneira profunda a forma como trabalham. Ou seja, aqueles que souberem dominar essa tecnologia estarão à frente da próxima geração da contabilidade digital.

Ademais, a revolução que o blockchain promove mostra que a tecnologia na contabilidade só está começando, mas já mostra a sua capacidade de transformar o setor. Dito isso, combinando transparência com descentralização, essa tecnologia pode proporcionar um ambiente financeiro ainda mais seguro e eficiente.

Empresas que se anteciparem e aderirem à tecnologia poderão estar mais bem preparadas para os desafios futuros, com maior vantagem competitiva.

Contadores e profissionais financeiros devem se reinventar, apostando em competências, tecnologias e estratégias. Afinal, aproveitar o blockchain é construir um futuro contábil seguro, transparente e inovador.

Esperamos que este material tenha sido esclarecedor, mas, em caso de qualquer dúvida, clique aqui e fale com nosso time de especialistas em contabilidade digital.
Aproveite para acessar mais conteúdos como este em nosso blog.

Foto de admin
admin